BlueBenx | Conta Digital

BlueBenx Pagamentos S.A

BlueBenx BlueBenx

Pandemia do coronavírus pode abrir caminho para Libra criptomoeda Facebook

14 de abril 2020

Por: BlueBenx

A pandemia do novo coronavírus está impactando os meios de produção. A confiança dos investidores. E, ainda sentiremos quais serão os impactos dessa crise na economia. Mas, apesar disso, ela também está fomentando e fazendo crescer outros setores. Um bom exemplo é o crescimento no consumo de produtos e serviços online. Esses que, com a quarentena, viram crescer o volume de vendas e a necessidade de pagamentos eletrônicos. Sendo essa a principal bandeira da Libra, criptomoeda atrelada ao Facebook, o coronavírus pode abrir caminho para aprovação e regulamentação do projeto.

O que é a Libra?

O Facebook anunciou em junho de 2019 o lançamento de uma criptomoeda capaz de revolucionar os serviços financeiros digitais e, consequentemente, o mundo das finanças. O principal propósito da Libra é torna-se um meio de pagamento e transferência de valores entre pessoas do mundo todo de forma segura e super acessível. Em uma de suas falas sobre o projeto, Mark Zuckerberg afirmou que “enviar dinheiro deveria ser tão fácil quanto enviar uma foto ou um SMS”. Reforçando as premissas para o lançamento da nova moeda digital.

Baseada na blockchain e lastreada em ativos reais, como: depósito bancário, títulos governamentais de curto prazo e moedas fiduciárias como o Dólar e Euro a Libra já reúne em seu projeto mais de 27 empresas parceiras e incentivadoras de sua proposta. Entre os principais parceiros estão: eBay, Spotify, Uber, Paypal, Marstercard, Visa e Mercado Pago. No entanto, revolucionar os meios de pagamento não é tão simples. Desde que foi anunciada, a Libra vêm enfrentando resistência e muitos empecilhos para ser regulamentada.

 

Por que o projeto está tendo problemas para “sair da papel”?

Se a criptomoeda do Facebook tiver sucesso, teremos um meio de pagamento mundial que acabará com a nossa necessidade de usar bancos para fazer transferências. Não precisaremos mais de cartão de crédito/débito para efetivar um pagamento. Não será mais necessário fechar câmbio para transferir dinheiro entre países. Já Imaginou quantos serviços, empresas e setores serão impactados e transformados por essa iniciativa?

Ela não é a primeira criptomoeda, e nem será a última, a ser discutida no âmbito governamental sobre sua legalidade e consistência. No entanto, se destaca pelo poder e influência de seus membros fundadores. Se considerarmos as marcas whatsapp, instagram e facebook, pertencentes ao Grupo Facebook, veremos que a empresa tem cerca de 3 bilhões de usuários. Praticamente metade da população mundial.

 

Será que a pandemia do coronavírus pode abrir caminho para a criptomoeda do Facebook?

No Brasil, com quinze dias de isolamento, foi possível notar um aumento expressivo no consumo de produtos e serviços online. Uma pesquisa feita pela NZN Intelligence aponta que 71% das pessoas preveem aumentar seus gastos online com a quarentena. Nesse sentido, a crise de saúde está pressionando a demanda por soluções financeiras digitais. Iniciativas que estejam conectadas ao mundo atual e aos novos hábitos de consumo da população. 

O coronavírus evidencia uma necessidade latente de termos soluções financeiras seguras, eficientes e criadas para o mercado do futuro. Diante dos acontecimentos a SEC – Securities and Exchange Commission (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos), deverá tomar uma decisão pautada pela viabilidade do projeto. Mirando, portanto, a recuperação econômica e não mais na política, como vinha acontecendo.

Sim, é bem possível que a pandemia abra caminho para discussões mais profundas em torno da Libra. Essa movimentação fará o projeto ganhar ainda mais relevância. Fortalecendo o mercado de criptomoedas e gerando ainda mais oportunidades para quem estiver atento as novidades desse segmento.

Os ativos negociados pela BlueBenx são exclusivamente digitais, e não são classificados como valores mobiliários, ou seja, não são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Os ativos digitais também não são considerados como valores mobiliários endossados por qualquer autoridade governamental ou monetária, incluindo, mas não se limitando ao Banco Central do Brasil. O Usuário está ciente de que os Criptoativos não possuem qualquer garantia do Fundo de Garantia de Crédito – FGC, da conversão para moedas oficiais, ou da existência de respaldo em ativos de qualquer tipo, estando o titular ciente e responsável pelos riscos inerentes à aquisição dos Criptoativos. O Usuário deve conhecer e estar seguro dos riscos da operação antes de executá-la, pois os produtos criptoativos têm alta volatilidade e seu investimento é sempre de alto risco, com a possibilidade de perder todo o capital investido em um curto período de tempo. A valorização passada não é garantia de valorização futura. Transações com atividades criptoativas podem gerar perdas financeiras, devido à sua própria natureza e à possível flutuação de seu preço. A BlueBenx, como intermediária, não tem controle sobre o preço ou a desvalorização de qualquer ativo digital. A BlueBenx não é responsável pelas decisões de investimento que possam ser tomadas com base nas informações divulgadas, e não há como imputar à BlueBenx qualquer responsabilidade por danos, diretos ou indiretos, que possam ser atribuídos ao material, uma vez que todo o seu material é informativo e representa um histórico alcançado. O Usuário é o único responsável pela segurança e controle de seus códigos / senhas / informações necessárias para acessar sua conta nas plataformas BlueBenx solicitar resgates, fazer transferências, bem como executar qualquer outra atividade disponível BlueBenx. Antes de participar, favor consultar os termos de uso e condições gerais: https://bluebenx.com/termo/.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a equipe BlueBenx por telefone: (11) 4130-1030 – nosso horário de expediente é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (EST). Ou sinta-se à vontade para nos contatar por e-mail: atendimento@bluebenx.com, as perguntas de nossos clientes são nossa prioridade.

BBX Pagamentos S.A © Todos os direitos reservados 2021 | CNPJ: 36.455.737/0001-46
Fundação: 21/02/2020 Atividade econômica: 66.19399
Av Dr. Chucri Zaidan, 1550 Conjunto 2515 – 25º andar – Capital Corporate Office
Código Postal: 04583-110